Ciências Contábeis

processo seletivo 2017-01

 

 

OBJETIVOS:

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos através do ensino, da experimentação da pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico, para a prestação de contas da gestão no cumprimento da legislação societária e pública das diversas possibilidades de organizações na sociedade.

 

O MERCADO:

O contador tem cada vez mais um papel ativo nas empresas e órgãos públicos, passando a planejar, coordenar e controlar os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Para os governos federais, estaduais e municipais seu papel aumentou, principalmente na gestão tributária traduzida no cumprimento do atendimento das obrigações acessórias na era tecnológica (SPED Contábil, Fiscal, EFD Contribuições, e-Social, e-IRPJ, DCTF, DES-ISSQN, DAPI, Sintegra, GFIP, etc.). Hoje esse profissional assume um papel gerencial, interpretando eventos econômicos e fornecendo informações aos diretores das organizações para decisões sobre a direção do negócio.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), – matéria publicada em Janeiro/2014 – a profissão é a quarta mais demandada no mundo. Só no Brasil, existem 490 mil profissionais registrados, sendo que desse número 254.000 são contadores que cursaram o bacharelado em Ciências Contábeis. A Região Sudeste é destaque e concentra mais da metade dos contadores, seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Para exercer a profissão, os bacharéis em Ciências Contábeis devem se submeter ao Exame de Suficiência, instituído em setembro de 2010, pela Lei n.º 12249/10. Em 2013, o exame teve recorde de inscrições. Quase 56 mil bacharéis realizaram as provas, no dia 29 de setembro de 2013, sendo que o Centro Universitário Unihorizontes vem obtendo, desde a implantação do exame, aprovação acima de 90% de seus alunos (Fonte: Resultado de Aprovações CFC).

 

O CURSO:

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes, estruturado com o que há de mais atual na área contábil,  está entre os melhores na avaliação do INEP/MEC nos últimos resultados – ENADE nota 4, desde o ciclo de 2009, mantendo o resultado  no ciclo 2013 – ficando a frente de faculdades, centro universitários e universidades de renome.

 

Diferenciais do curso no Centro Universitário Unihorizontes:

 

- Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF 
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF está localizada na unidade Santo Agostinho II é um espaço de atendimento gratuito de orientações contábeis e fiscais à população de baixa renda de Belo Horizonte, onde abre a oportunidade que os alunos do curso tenham contato direto com a realidade profissional. Com a cooperação técnica da Receita Federal do Brasil – RFB e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) esse núcleo se insere na promoção da cidadania de moradores de diversas comunidades, visando a promoção da educação e do saber. O núcleo possibilita além do atendimento a comunidade, a oportunidade de externar experiências da profissão, como a elaboração da declaração de imposto pessoa física, o entendimento do que vem a ser educação fiscal, da elaboração e execução do aprendizado prático das obrigações fiscais (e-Social, SPED, etc), dentre outras atividades. 

 

- Simulado CFC

Para se manter em níveis acima de 90% de aprovação de seus alunos, e sendo um requisito obrigatório para exercer a profissão (Exame CF), o Centro Universitário Unihorizontes oferece aos seus alunos o Simulado CFC, que é desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consiste ao aluno acessar a plataforma EAD do Centro Universitário Unihorizontes, onde existe um banco de dados com questões “modelo prova CFC”, podendo periodicamente realizar testes aleatórios. Esse banco de questões possui mais de 1.000 testes combinados. A segunda etapa é presencial, onde o aluno tem condições de vivenciar e realizar o “Exame Simulado”, que é posteriormente corrigido e divulgado ao alunos do curso.

 

- Visita Técnicas / Feiras de Negócios e Seminários
Periodicamente a coordenação do curso organiza visitas técnicas e promove feiras e seminários da profissão, dando oportunidade ao aluno conhecer melhor seu mercado de atuação e vivenciar a realidade empresarial.

 

Carga horária: 3.200 horas

Duração do curso: 4 anos

 

Os professores deste curso em sua maioria são portadores de titulação de Mestrado e Doutorado e com vasta experiência em grandes empresas do mercado.

 

GRADE CURRICULAR:

 

- Administração de Sistemas de Informação
- Administração Financeira e Orçamentária
- Análise das Demonstrações Contábeis
- Auditoria
- Ciências Atuariais
- Contabilidade Avançada
- Contabilidade Básica
- Contabilidade Intermediária
- Contabilidade de Custos
- Contabilidade Fiscal e Tributária
- Contabilidade Gerencial
- Contabilidade Internacional
- Controladoria
- Direito Comercial e Societário
- Direito do Trabalho e Legislação Social
- Direito Tributário
- Economia
- ESU – Prática Simulada de Gestão
- Estrutura das Demonstrações Contábeis
- Estatística I
- Estatística II
- Eletiva I (*)
- Eletiva II (*)
- Eletiva III (*)
- Eletiva IV (*)
- Ética e Legislação Profissional
- Filosofia e Ética
- Gestão de Custos
- Inovação e Empreendedorismo
- Instituições de Direito Público e Privado
- Introdução à Contabilidade
- Matemática
- Matemática Financeira
- Metodologia e Técnicas de Pesquisa
- Orçamento e Contabilidade em Entidades Governamentais
- Português Instrumental
- Perícia Contábil e Arbitragem
- Planejamento Tributário
- Sociologia
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Teoria Contábil
- Teoria Geral da Administração

(*) As disciplinas Eletivas totalizam 288 horas e são ofertadas de acordo com a necessidade de formação do aluno, alinhando ao projeto pedagógico do curso.

 

PÚBLICO ALVO

Este curso destina-se a todos os profissionais atuantes nas áreas de contabilidade, tributos, planejamento tributário, negócios empresariais ou afins, que desejam crescer dentro de suas empresas e que estão necessitando de uma base conceitual e instrumental, visando progresso de sua carreira.

 

 

UNIDADES:

Unidade Santo Agostinho I – Manhã e Noite

Unidade Barreiro – Manhã e Noite

 

COORDENAÇÃO:

Coordenador: Walter Coelho de Morais

- visualizar currículo Lattes

Contato: 31 3349-2942

E-mail: walter.morais@unihorizontes.br

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS