É possível conciliar trabalho e estudo. Confira algumas dicas básicas

É possível conciliar trabalho e estudo. Confira algumas dicas básicas

27 de outubro de 2016 // In Institucional

shutterstock_360394328-1 (1)

Um dos principais dilemas que um estudante enfrenta durante a graduação é necessidade de ter que conseguir conciliar trabalho e faculdade, visto que, na maioria das vezes, é com o dinheiro do trabalho que ele conseguirá pagar as mensalidades. Embora muitos acreditem que isso seja cansativo e às vezes até impossível, na verdade é algo extremamente viável.

Estabelecer estratégias e ter disciplina é fundamental para que trabalhar e estudar funcione. O primeiro passo importante é estabelecer uma rotina diária. Montar uma agenda com horários definidos para cada atividade, colocando-as em ordem de prioridade e criar o hábito de consulta-la diariamente e cumpri-las à risca. Isso ajuda a controlar o tempo e maximizá-lo. Estabelecer prioridades também é algo fundamental: estude e faça primeiro as atividades que exigem maior esforço e dedicação.

Para definir prioridades o aluno deve desenvolver a habilidade de saber dizer não para várias coisas, que vão desde acumular muitas funções ou até mesmo atividades de lazer com familiares ou amigos. Os estudos devem vir em primeiro lugar, já que o tempo é curto e o estudante precisa usá-lo para cumprir as suas obrigações de faculdade. Nesse sentido, é preciso, às vezes, eliminar algumas atividades. Lembre-se: além disso tudo, você precisa ter tempo para se cuidar e descansar. Fique atento às suas necessidades básicas: beba bastante água; carregue lanches na sua mochila e se alimente bem; durma o tempo necessário; faça check-ups médicos regularmente.

Monte um plano de estudos que seja prático e eficiente. Dê peso às disciplinas, defina aquelas que são mais importantes. Estipule tempo de estudo por disciplina, a partir daí monte um ciclo de estudos. Faça uma lista com as matérias e as horas de estudo para cada uma e estude de acordo com tal lista. Para que isso funcione, você deve calcular o tempo livre que você durante os dias da semana e também no final de semana, para saber quanto tempo você irá dedicar para os estudos. Seja realista, revise seu plano com o passar dos meses, faça pausas durante os estudos.

 

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS