Engenharia Civil

processo seletivo 2017-01

 

 

OBJETIVOS:

Formar profissionais qualificados com sólido conhecimento básico e profissional, econômico-administrativo e ambiental para atuarem na área da Engenharia Civil buscando preservar e promover o desenvolvimento e a inovação dos segmentos da construção civil e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

 

O MERCADO:

A procura por engenheiros no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos. De acordo com estudo do Conselho Nacional da Indústria (CNI), para dar conta da demanda por esses profissionais, seria necessário formar pelo menos 60 mil engenheiros por ano no Brasil. Mas o que acontece no Brasil é que apenas 40 mil obtêm este diploma a cada ano.

 

Este déficit tem se agravado nos últimos anos em função da demanda destes profissionais em decorrência das obras do PAC, do Programa Minha Casa, Minha Vida, do pré-sal, da Copa de Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O mercado da construção civil já sente falta de muitos profissionais da área da engenharia obrigando alguns setores importarem essa mão de obra em outros países.

 

Segundo estudo do Boletim Radar nº 12, uma edição especial sobre mão de obra no Brasil e crescimento, a demanda por engenheiros no país deve continuar crescendo e a estimativa é de que em 2020 o Brasil precise de algo em torno de 1 milhão de engenheiros, dependendo do crescimento econômico do país.

 

O CURSO:

O curso de graduação em Engenharia Civil do Centro Universitário Unihorizontes tem caráter de formação generalista onde o aluno irá cursar disciplinas de núcleo comum e específico, sendo todas de caráter obrigatório. O curso está estruturado com disciplinas das seguintes subáreas:

 

I.Materiais e Técnicas de Construção civil: Nesta subárea serão estudadas as propriedades dos materiais de construção civil, sua utilização e dosagem, planejamento, orçamento e execução de obras. Neste caso, o aluno poderá projetar, executar, recuperar e periciar os edifícios residenciais, comerciais e industriais, devendo o mesmo conhecer o tipo de material e a sua forma de utilização.

 

II.Estruturas: Esta subárea trata de conteúdos relacionados à concepção, cálculo e análise das partes resistentes de edificações, pontes, barragens etc. Neste caso, o aluno deverá ter a capacidade de definir o esquema resistente da construção, verificar as dimensões necessárias das peças e o nível de segurança da mesma.

 

III.Geotecnia: Esta subárea é responsável pelo estudo do comportamento de rochas e solos, que servirá de suporte para projetos e construções de fundações, aterros, barragens etc.

 

IV.Hidráulica e Saneamento: Nesta subárea serão estudados os conteúdos relacionados aos recursos hídricos. O aluno será preparado para decidir o tipo de fundação, dimensionar e entender os conceitos fundamentais da mecânica dos solos para obras com grande movimentação de terra, como aterros e barragens, examinando a permeabilidade e resistência do solo e do subsolo, a partir de métodos, técnicas e materiais adequados.

 

V.Transportes: A subárea de transportes é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação de meios de transporte, como por exemplo, estradas, ferrovias, pontes, viadutos, portos, aeroportos, entre outros.

 

Carga horária: 3.600 horas
Duração do curso: 5 anos

 

GRADE CURRICULAR:

Abaixo são apresentadas algumas disciplinas que constam da grade curricular do curso:

- Cálculo Diferencial e Integral
- Geometria Analítica
- Química Tecnológica
- Introdução à Engenharia Civil
- Geometria Descritiva
- Física
- Álgebra Linear
- Geologia de Engenharia
- Desenho Técnico
- Topografia
- Estatística e Probabilidade
- Mecânica dos Solos
- Cálculo Numérico
- Materiais de Construção
- Mecânica Vetorial
- Direito e Legislação na Engenharia Civil
- Ética para Engenheiros
- Algoritmo e Programação
- Resistência dos Materiais
- Mecânica dos Fluidos
- Desenho Auxiliado por Computador
- Engenharia de Tráfego
- Teoria das Estruturas e Estabilidade das Construções
- Hidrologia
- Economia para Engenheiros
- Administração e Empreendedorismo
- Tecnologia de Construções
- Hidráulica Geral
- Estradas
- Tecnologia e Planejamento de Transportes
- Fundações
- Concreto Armado
- Saneamento e Meio Ambiente
- Estruturas Metálicas
- Estruturas de Madeira
- Patologia das Construções
- Pontes e Estruturas Especiais
- Planejamento, Orçamento e Gestão de Obras
- Engenharia da Segurança do Trabalho
- Instalações de Combate a Incêndio: Prediais e Industriais

 

UNIDADE: 

Unidade Santo Agostinho – Manhã e Noite

 

COORDENAÇÃO:

Coordenador: Daniel Gomes Cabral de Almeida

visualizar Currículo Lattes

Email: daniel.almeida@unihorizontes.br

Telefone: +55 (31) 3349-2941

 

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS