Engenharia Elétrica

processo-seletivo-2018-40

 

OBJETIVOS:

Formar um profissional versátil, apto a atuar em diferentes ramos da Engenharia Elétrica. Desenvolver competências e habilidades de análise de sistemas, planejamento, controle e evoluções tecnológicas que permitam a esse profissional atuar tanto como engenheiro, quanto como um gestor. Isto é alcançado através de uma formação técnica, humana, ética e multidisciplinar com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nos núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

 

O MERCADO:

Antes de tratar da demanda de Engenheiros Eletricistas, é necessário ter em mente a versatilidade desse profissional. Um engenheiro eletricista pode atuar nos seguintes ramos:

 

Controle e Automação: Projetar sistemas automatizados para linhas de produção, residências e equipamentos, otimizando processos.

Eletrônica: Desenvolver, otimizar e dar manutenção em circuitos eletrônicos.

Eletrônica de Potência:  Atuar no ramo de componentes de alta-tensão tanto em sistemas de transmissão e distribuição quanto na indústria.

Engenharia biomédica: Desenvolver e dar manutenção em equipamentos hospitalares, criar e automatizar próteses, automatizar sistemas de clínicas, laboratórios e hospitais.

Engenharia de Computação: Programar sistemas, projetar hardware e estabelecer a comunicação entre eles.

Fontes Alternativas de Energia: Projetar e analisar a viabilidade de instalação de sistemas de geração Fotovoltaica e Eólica e outras soluções de geração de energia.

Instrumentação: Atuar juntamente ao controle de sistemas, projetando medidores e sensores para acompanhar o andamento de uma linha de produção ou processo.

Microeletrônica: Desenvolver e realizar testes em Circuitos Integrados, (chips) com aplicação em diversas áreas dentro da eletrônica, informática e telecomunicações.

Sistemas de Energia: Trabalhar diretamente com geração, transmissão e distribuição de energia, com o objetivo de otimizar e ampliar os sistemas atuais. Desenvolver sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

Telecomunicações: Atuar no setor de expansão e manutenção de telefonia e dados. Projetar sistemas de comunicação industrial.

 

De acordo com o Plano Decenal de Expansão da Energia 2026, a demanda por energia elétrica mantém uma tendência de crescimento de 3% ao ano, a carga atual de quase 70 mil MW passará para 90 mil MW em menos de10 anos. Esta expansão está prevista com redução na geração hidráulica de grande porte e aumento das fontes alternativas (fotovoltaica e eólica) e Pequenas Centrais Hidrelétricas. Isto resultará diretamente em uma demanda por engenheiros eletricistas na área de Sistemas de Energia, Eletrônica de Potência e Fontes Alternativas.

A previsão de expansão do consumo de energia elétrica aponta no sentido do crescimento da indústria no país, gerando vagas para as outras áreas da Engenharia Elétrica, uma vez que 60% da energia gerada é consumida pelos setores de transportes e indústria.

De acordo com estudo do Conselho Nacional da Indústria (CNI), para dar conta da atual demanda que o país apresenta será necessário formar pelo menos 60 mil engenheiros por ano no Brasil. Um estudo do boletim Radar mostra que a demanda por engenheiros no país deve continuar crescendo e a estimativa é de que em 2020 o Brasil precise de algo em torno de 1 milhão de engenheiros, dependendo do crescimento econômico do país.

 

O CURSO:

O curso do Centro Universitário Unihorizontes atende as recomendações apresentadas na Legislação do Ministério da Educação e da Confederação Nacional de Engenharia e Agronomia. Estamos estruturando um curso que possui uma proposta adequada à realidade atual em que são considerados aspectos relacionados às diferentes dimensões que resultam em um bom desempenho das operações como flexibilidade, rapidez, qualidade, confiabilidade e custos.
A estrutura foi elaborada com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia visando o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes necessárias para o exercício da profissão dos futuros Engenheiros Eletricistas e que prevê aproximadamente 30% da carga horária para os conteúdos básicos, 40% para os conteúdos profissionalizantes e 30% para os conteúdos específicos.

 

Carga Horária: 3.600 horas
Duração do curso: 5 anos

 

Principais Disciplinas:

- Algoritmo e Programação

- Atividades Interdisciplinares I

- Atividades Interdisciplinares II

- Atividades Interdisciplinares III

- Atividades Interdisciplinares IV

- Atividades Interdisciplinares V

- Atividades Interdisciplinares VI

- Atividades Interdisciplinares VII

- Controle e Automação

- Cálculo Diferencial e Integral I

- Cálculo Diferencial e Integral II

- Cálculo Diferencial e Integral III

- Cálculo Numérico

- Ciência e Tecnologia dos Materiais

- Circuitos Analógicos

- Circuitos Digitais

- Circuitos Elétricos I

- Circuitos Elétricos II

- Conversão da Energia

- Desenho Técnico

- Distribuição de Energia

- Economia para Engenheiros

- Eletrotécnica

- Eletromagnetismo

- Energia e Eletricidade

- Ergonomia e Segurança do Trabalho

- Estágio Supervisionado

- Ética para Engenheiros

- Física I

- Física II

- Física III

- Fontes Alternativas

- Fundamentos de Metodologia Científica

- Geometria Analítica e Álgebra Linear

- Geração de Energia Elétrica

- Instalações Elétricas

- Introdução à Engenharia Elétrica

- Máquinas Elétricas

- Optativa I

- Optativa II

- Português Instrumental

- Trabalho de Conclusão de Curso

- Transmissão de Energia

 

UNIDADE: 

Unidade Barro Preto – Manhã e Noite

 

COORDENAÇÃO:

Coordenador: Eduardo Moreno

visualizar Currículo Lattes

Email: edurdo.moreno@unihorizontes.br

 

 

 

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

    Unidade Barro Preto:

    Rua Paracatu, 600, Barro Preto

    30.180-090- Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 32430200

  • REDES SOCIAIS