Gest. de Pessoas e Liderança no Set. Público

Especialização em Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público 

INSCREVA-SE

1. Apresentação do Curso

Na atualidade, governos de todo o mundo tem sido demandados por melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Visando contribuir para o desenvolvimento de competências de servidores públicos a fim de aumentar a capacidade dos  governos para implementar suas políticas de atendimento ao cidadão, o Centro Universitário UNIHORIZNTES estruturou o Curso de Especialização em Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público.

2. Objetivos do Curso

Desenvolver competências que habilitem ao agente público contribuir, de maneira inovadora, para a gestão de pessoas das organizações públicas, visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade.

2.1 Objetivos Específicos

Ao final do curso, espera-se que o participante seja capaz de:

  1. Debater os principais temas contemporâneos relacionados à gestão de pessoas na Administração Pública;
  2. Identificar os principais aspectos envolvidos no planejamento estratégico organizacional e avaliar o alinhamento da gestão de pessoas das instituições onde atuam, a tais parâmetros.
  3. Definir o conceito de gestão por competência e aplicá-lo no setor público;
  4. Identificar as etapas centrais que compõem o processo de desenvolvimento pessoal e profissional, implementando-as na organização;
  5. Conceituar gestão de desempenho e aplicá-la no monitoramento e avaliação da atuação individual e institucional;
  6. Discutir os sistemas de remuneração utilizados nas organizações brasileiras e sua evolução identificando oportunidades de melhoria nos sistemas implementados na Administração Publica;
  7. Definir o conceito de remuneração variável e as possibilidades de aplicá-lo no setor público, e
  8. Identificar os aspectos que podem influenciar na mudança organizacional no setor publico e traçar estratégias de inovação que levem em consideração as especificidades do órgão ou entidade em que atua.

2.2 Principais diferenciais proporcionados pelo curso:

O curso está estruturado de modo a abordar as mais recentes e consolidadas conhecimentos e ferramentas de gestão de pessoas no setor publico.

O corpo docente é formado por professores mestres e doutores do Centro Universitário UNIHORIZONTES, com larga experiência na condução e atuação em programas de pós-graduação em cursos de especialização, mestrado e doutorado, por mais de 20 anos na UFMG.

O corpo docente conta também com professores convidados que desempenham funções   estratégicas na gestão de pessoas no setor publico (municipal, estadual e  federal) que possuem grau mínimo de especialista em administração publica ou em áreas correlatas.

Projeto pedagógico estruturado e alinhado ao corpo docente e às linhas de pesquisas do curso de Mestrado em Administração do Unihorizontes, facilitando ao egresso que desejar ingressar posteriormente no mestrado, maior facilidade para definição de seu futuro projeto de dissertação.

Material didático e de leitura cuidadosamente selecionado de modo a fornecer ao aluno o que há de mais avançado no campo de conhecimento abordado em cada uma das disciplinas do curso.

Infraestrutura adequada e realização das atividades do curso no Santo Agostinho, local de grande facilidade de acesso para participantes de todas as regiões de Belo horizonte.

3. Público-Alvo

Servidores públicos portadores de títulos de graduação reconhecido pelo MEC, que atuam com gestão estratégica de pessoas ou que estejam sendo preparados para essa função.

Gestores das diversas áreas da administração publica também poderão se beneficiar fortemente do curso uma vez que são eles os responsáveis pela aplicação das políticas e ferramentas de gestão de pessoas em suas equipes.

O curso é também indicado para profissionais graduados que desejam ampliar os seus conhecimentos e habilidades para atuarem de forma efetiva em organizações publicas.

4. Carga Horária

A carga horária total do curso é de 360 horas, a ser cursada em 18 meses, distribuída da seguinte forma:

  • 120 horas em disciplinas do módulo I – Fundamentos de Gestão Pública e Liderança, que visam nivelar o conhecimento dos participantes quanto a gestão publica brasileira, fundamentos de gestão de pessoas no setor publico e o papel da liderança na gestão de pessoas.
  • 165 horas em disciplinas do modulo II – Fundamentos de Gestão de Pessoas, essencialmente voltadas para os fundamentos da gestão de pessoas e seu enfoque na gestão de pessoas no setor público.
  • 75 horas em disciplinas do  modulo III – Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional, que visam preparar o participante para utilizar o conhecimento adquirido nas disciplinas dos módulo I e II para diagnosticar necessidades de mudanças, propor e gerenciar ações de mudanças nas instituições onde atuam. Contempla também a realização do trabalho final de curso.

5. Processo Seletivo

Para ingresso no curso, o candidato deverá ser aprovado em processo seletivo que contemplará as seguintes etapas:

 

  • Análise curricular (modelo disponível no site do UNIHORIZONTES)
  • Analise do histórico escolar do curso de graduação

O processo seletivo será conduzido por uma comissão de professores permanentes dos programas de pós-graduação do UNIHORIZONTES

 6. Requisitos para Ingresso no Curso

 Para participar do curso é requerido:

 

  1.           I.    Ser diplomado em curso superior reconhecido pelo MEC;
  2.         II.    Apresentar os documentos necessários para efetivação da matrícula.

 

7. Metodologia

O curso será ministrado de forma participativa, contando com professores doutores, mestres e especialistas com vasta experiência prática em suas respectivas áreas. A teoria estará em consonância com a pratica, por meio de estratégias pedagógicas como estudo de casos, exercícios para troca de experiências e relatos, simulações e visitas técnicas que possam contribuir para a consolidação da aprendizagem dos participantes do curso.

8. Titulação

O concluinte do curso receberá o título de Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público.

O título só será concedido ao aluno que tiver cumprido todas as exigências do curso quanto à frequencia, avaliação e aprovação no trabalho final de curso.

Ao aluno que interromper o curso por motivos justificáveis e aceitos pelo colegiado da Pós-Graduação do Unihorizontes, e já tiver cursado, no mínimo,  180horas  será concedido um certificado de Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público.

Ao aluno que interromper o curso por motivos justificáveis e aceitos pelo colegiado da Pós-Graduação do Unihorizontes, e tiver cursado menos de 180horas,  será concedido um certificado de Capacitação em Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público, com ênfase nas disciplinas cursadas.

9. Investimento

O investimento total é de R$ 10.620,00 a serem pagos em 18 parcelas de R$ 590,00. Será concedido um desconto de 10% para os egressos do UNIHORIZONTES. Aos alunos de Instituições Conveniadas será concedido o percentual de desconto indicado no Convenio. Os descontos só serão concedidos  nos pagamentos efetuados até a data do vencimento indicada no boleto de pagamento.

10. Período e Local de Realização

O Curso será realizado na Unidade Santo Agostinho do Centro Universitário UNIHORIZONTES, a Rua Alvarenga Peixoto, 1270.

  • O período de realização do curso é de Agosto de 2017 a Dezembro de 2018, sendo ministradas 08 horas/aula por semana.
  • Dias e Horários: Sextas-feiras das 15h00 às 18h30, e aos sábados das 8h30 as 12h00.

 

11. Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas AQUI. Informações adicionais podem ser obtidas na secretaria de Pós-Graduação por meio do telefone (31) 3349-2930, ou  na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, 4o. Andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte  – Secretaria da Pós-Graduação ou com o Coordenador do Curso.

11.1 Documentação requerida para inscrição

  • Copia do diploma de graduação
  • Histórico Escolar da graduação
  • Copia da Carteira de Identidade
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de residência
  • Curriculum Vitae (conforme modelo disponível no site do Unihorizontes)
  • Ficha de Inscrição (modelo disponível no site do Unihorizontes)

12. Coordenação Acadêmica

Professor Antônio Luiz Marques, PhD

Psicólogo pela Universidade FUMEC (1979); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e Doutor em Administração pela Aston Business School – Aston University, UK (1993), com ênfase em gestão de pessoas e comportamento organizacional. Professor Titular E docente permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – CEPEAD, da UFMG, de 1993 a 2014. Coordenou cursos de capacitação, aperfeiçoamento e especialização para organizações públicas como TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; TJMG – Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; TRT – Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais; UFMG; FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa etc. Além de ter atuado como Consultor de Treinamento no Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos do Governo de Minas Gerais, envolvendo 1100 gestores. Atuou como professor convidado da ENAP – Escola Nacional de Administração Publica para disciplinas no curso de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas.  Desenvolve pesquisa sobre inovação em gestão de pessoas no setor publico desde 2004, com apoio do CNPq e da FAPEMIG, abordando as experiências dos países membros da OCDE e de governos estaduais e federal do Brasil. O currículo completo pode ser acessado clicando em CORPO DOCENTE do Curso de Mestrado em Administração do UNIHORIZONTES, ou na Plataforma Lattes do CNPq, clicando em “buscar currículos”.

 

13. Estrutura Curricular

Os conteúdos a serem desenvolvidos no curso estão organizados conforme a estrutura curricular a seguir, totalizando 390 horas/aula.

           

Num.

 

 

Disciplinas

 

CH

 

CR

 

Módulo I – Fundamentos de Gestão Pública e Liderança

 

 

    14.1 Liderança e Formação de Equipes

30

2

14.2

Administração Pública Brasileira

15

1

14.3

Desafios da Gestão Pública Contemporânea

15

1

14.4

Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público

15

1

14.5

Planejamento e Organização do Trabalho

30

2

14.6

Legislação Aplicada a Gestão de Pessoas no Setor Publico

15

1

 

120

8

 

Módulo II – Fundamentos de Gestão de Pessoas

 

 

14.7

Gestão de Pessoas por Competências

30

2

14.8

Gestão de Desempenho no Setor Publico

15

1

14.9

Gestão do Desenvolvimento Pessoal e Profissional

30

2

14.10

Cargos, Carreiras e Remuneração no Setor Público

15

1

14.11

Qualidade de Vida e no Trabalho

15

1

14.12

Saúde Mental e Trabalho

15

1

14.13

Gestão da Diversidade em Organizações Publicas

15

1

14.14

Metodologia de Pesquisa

30

2

165

11

 

Modulo III – Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional

 

 

14.15

Análise e Diagnostico Organizacional

30

2

14.16

Gestão da Mudança nas Organizações Publicas

30

2

14.17

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

15

1

 

     75

4

 

360

9

INSCREVA-SE

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS