Extensão no Centro Universitário Unihorizontes

PEX – PROGRAMA DE EXTENSÃO

 

Extensão no Centro Universitário Unihorizontes

O cenário econômico atual e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) proporcionam às organizações, em todo o mundo, mudanças em um ritmo acelerado. Nesse contexto, as demandas das Instituições de Ensino estão em constante adequação, cabendo as Instituições de Ensino Superior (IES), importante papel no desenvolvimento humano.

Nessa perspectiva, o Centro Universitário Unihorizontes, ciente da importância das atividades de extensão como parte da formação acadêmica e humanística dos alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, desenvolve diversas atividades.

Principais atividades de extensão desenvolvidas

Parceria com a ASMARE: Começou em 2007, quando as garrafas pet passaram a fazer parte dos materiais recicláveis que a Instituição arrecada para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE). Desde então, o Centro Universitário Unihorizontes tem doado uma média de 400 kg/mês de material reciclável (papelão e papel). A ASMARE realiza um trabalho pioneiro na geração de renda e trabalho para catadores e ex-moradores de rua em Belo Horizonte, reconhecido e premiado mundialmente.

Dia do Ensino Responsável: O Centro Universitário Unihorizontes participa do Programa Nacional de Ensino Responsável desde 2007. Esse projeto consiste na oferta de diversas atividades com o envolvimento de alunos e seus familiares, professores e funcionários, bem como toda a comunidade interessada. O Centro Universitário Unihorizontes realizou ações de responsabilidade social vinculadas ao Dia do Ensino Responsável, em suas unidades Barreiro e Santo Agostinho. Em cada uma das unidades, o Centro Universitário Unihorizontes identificou o conjunto de atividades que mais atenderia às necessidades do público de cada um dos locais, direcionando esforços para o desenvolvimento de atividades integradoras, mobilizadoras e formadoras. Mestrandos bolsistas e professores participam ativamente do Dia do Ensino Responsável no Centro Universitário Unihorizontes.

Semana de Extensão: A Semana de Extensão tem como objetivo levar o conhecimento científico a comunidade externa. Sua frequência é semestral e a primeira edição aconteceu em junho de 2009. Durante os três dias da Semana de Extensão, professores do Centro Universitário Unihorizontes, mestrandos e especialistas convidados realizam atividades como: palestras, filmes comentados, oficinas, workshops e minicursos gratuitos para a comunidade externa. Trata-se de uma importante iniciativa, na qual são discutidos temas de interesse da comunidade e a partir da qual os alunos têm a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos à prática, dada a dinâmica adotada nas apresentações.

Projeto de extensão com apoio a comunidade em vulnerabilidade social: Em 2014 iniciou-se o desenvolvimento do projeto de extensão denominado “Querubins: práticas de inclusão para crianças em vulnerabilidade social”. Como parte das atividades do projeto estão programadas palestras que terão como público pais e crianças em situação de vulnerabilidade social. A Associação Querubins representa uma ONG que acolhe crianças e pais que residem na Vila do Acaba Mundo, no bairro Sion, em Belo Horizonte.

Vivência em projetos sociais: Modalidade direcionada aos alunos do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, na qual  o aluno realiza uma pesquisa em uma organização não governamental (ONG), ou em organização com fins sociais, cujo tema de pesquisa e/ou intervenção deverá estar em consonância com disciplinas da estrutura curricular do Mestrado e que contribua com o desenvolvimento da organização ou do setor estudado.

Vivência em empresarial: modalidade destinada aos alunos do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, por meio da qual o aluno desenvolve um projeto relacionado ao seu tema de pesquisa em uma empresa, introduzindo novos processos ou analisando processos organizacionais em curso.

 

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS