Secretaria de Pós-Graduação divulga resultado do processo seletivo para bolsistas de Iniciação Científica

Secretaria de Pós-Graduação divulga resultado do processo seletivo para bolsistas de Iniciação Científica

20 de setembro de 2017 // In Iniciação Científica

A Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Unihorizontes divulgou na tarde desta quarta-feira (20) o resultado do processo seletivo para bolsistas de iniciação científica. Foram selecionados 5 alunos: Ana Raphaela Ferreira, Camila Fiuza Cardoso, Gabriella de Souza Gomes, João Cancio de Paula Neto e Juciane Soares Nascimento. Os alunos selecionados iniciarão suas atividades no dia 2 de outubro deste ano e deverão cumprir carga horário de 20 horas semanais, de 13h às 18h.

Conheça como funciona e quais as vantagens da Iniciação Científica

A Iniciação Científica é uma maneira de o estudante de graduação ingressar no mundo da pesquisa acadêmica e também um importante diferencial no currículo, pois o ajuda a se destacar no mercado de trabalho.

Fazer pesquisa é algo bastante oneroso, por isso, as instituições de ensino dependem muitas vezes do apoio de instituições de fomento. Atualmente, Unihorizontes conta com 14 bolsas de Iniciação Científica, 10 delas são financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e as outras 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Se aprovado no processo seletivo, o estudante recebe uma bolsa mensal e deve cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 5 horas diárias. Enquanto permanecer como aluno regularmente matriculado, o contrato de Iniciação Científica poderá se renovado.

Durante a Iniciação Científica, o estudante é supervisionado por um professor do Mestrado em Administração do Unihorizontes, trabalhando diretamente com ele em seus projetos de pesquisa. As principais vantagens da Iniciação Científica são a introdução do aluno ao mundo da pesquisa acadêmica e a possibilidade que ele tem para formar networking com professores e outros pesquisadores.

A Iniciação Científica também pode funcionar como mais uma opção de carreira, visto que abre as portas para o aluno do universo da pesquisa acadêmica, permitindo que ele construa um currículo mais versátil. “A Iniciação Científica funciona como suporte acadêmico e desenvolve competências essenciais para o mundo profissional: ajuda a melhorar desempenho em processos de seleção, a ter maior eficiência na elaboração de relatórios e melhor desenvoltura em reuniões de trabalho”, explica a Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Outro ponto bastante favorável da Iniciação Científica é a possibilidade de publicação de artigos e outros trabalhos de pesquisa, algo que posteriormente facilita o ingresso na pós-graduação stricto sensu.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica são apresentadas semestralmente pelos bolsistas na Semana de Iniciação Científica do Centro Universitário Unihorizontes, que neste semestre acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro nas quatro unidades da Instituição.

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

    Unidade Barro Preto:

    Rua Paracatu, 600, Barro Preto

    30.180-090- Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 32430200

  • REDES SOCIAIS