Serviços da Biblioteca

Com o objetivo principal de prestar um atendimento de qualidade a toda comunidade acadêmica, disseminando a informação, a Rede de Bibliotecas oferece os seguintes serviços informacionais:

 

Caderno de Textos – publicação desenvolvida nas Bibliotecas para apoio à pesquisa dos trabalhos acadêmicos, em especial ao Projeto Interdisciplinar. Permite ao usuário encontrar em uma mesma publicação vários artigos científicos sobre o tema proposto nos cursos.

 

Catálogo On-line – permite o acesso ao catálogo da Rede de Bibliotecas, via Internet.

 

Comutação Bibliográfica (COMUT) – intercâmbio de documentos que possibilita a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

 

Consulta local de materiais – oferece acesso livre ao acervo e consulta local de materiais.

 

Cursos, Palestras e Treinamentos – durante o semestre são oferecidos cursos com dicas de pesquisa. No início de cada semestre, é ministrada aos calouros uma palestra sobre a Rede de Bibliotecas e seus recursos informacionais e um treinamento personalizado quanto ao uso das bases de dados assinadas pela Instituição.

 

Disseminação Seletiva da Informação (DSI) – serviço de envio de informações selecionadas de acordo com o interesse do usuário.

 

Divulgação de Aquisições – são realizadas ações de divulgação aos usuários para cada nova aquisição da Rede de Bibliotecas.

 

Elaboração de Ficha Catalográfica – elaboração da ficha catalográfica das dissertações dos mestrandos do Programa de Pós-graduação.

 

Empréstimo – permite o empréstimo domiciliar, o empréstimo rápido e o empréstimo de consulta.

 

Empréstimo de Férias – durante o período de férias, os usuários podem retirar materiais por um prazo mais extenso.

 

Empréstimo entre Bibliotecas – permite ao usuário retirar em outra biblioteca conveniada à Instituição um material que não tenha no acervo em função de não existir mais no mercado editorial.

 

Referência – atendimento personalizado ao usuário no auxílio em pesquisas acadêmicas convencionais e eletrônicas, auxílio na localização e consulta ao acervo, orientação no uso dos recursos informacionais das bibliotecas e orientações na normalização de trabalhos acadêmicos.

 

Referência Eletrônica – atendimento personalizado às solicitações específicas via correio eletrônico.

 

Renovação – permite que o usuário renove um material, fora de lista de reserva por várias vezes de acordo com a sua necessidade.

 

Reserva – permite a reserva de um material que esteja emprestado e que o usuário esteja necessitando para pesquisa.

 

SAUB (Serviço de Atendimento ao Usuário das Bibliotecas) – é um canal de comunicação das Bibliotecas da Novos Horizontes com os usuários pelo e-mail saub@unihorizontes.br

 

Visita Orientada – orientações quanto ao uso dos recursos informacionais, serviços oferecidos e disposição dos materiais nos espaços das bibliotecas.

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

  • REDES SOCIAIS