Unihorizontes tem evento gratuito com palestras, oficinas, workshops e apresentações de pesquisas

Unihorizontes tem evento gratuito com palestras, oficinas, workshops e apresentações de pesquisas

Iniciou-se nesta quarta-feira (07) a XXXI Semana do Projeto Interdisciplinar do Centro Universitário Unihorizontes, um ciclo de palestras, oficinas, workshops, seminários e a apresentações de pesquisas que promovem o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. O evento que reúne mais de 600 atividades é aberto ao público externo gratuitamente e acontece nas unidades do Santo Agostinho, Barro Preto e Barreiro, nos turnos da manhã e da noite, até a sexta-feira (10). Simultaneamente acontecem, também, a XVIII Semana de Extensão e a XVII Semana de Iniciação Científica.

O Projeto Interdisciplinar do Centro Universitário Unihorizontes complementa a matriz curricular dos cursos da instituição e permite que o estudante desenvolva o olhar crítico acerca da sua área de conhecimento e do mundo ao seu redor. “Essa lógica de trabalhar a relação entre diferentes áreas do conhecimento permite que o aluno seja exposto ao universo da pesquisa acadêmica durante todo o seu curso, pois ele desenvolve e apresenta semestralmente para bancas avaliativas.”, explica a professora Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Reitora do Unihorizontes.

Os alunos têm a oportunidade de criar empresas simuladas, programas de cunho socioambiental para diferentes tipos de empresas e o estudo do funcionamento de organizações reais. Além disso, desenvolvem produtos como revistas institucionais, barnners cartilhas e sites.

No último semestre, os alunos do 5º período de Engenharia de Produção deixaram a criatividade e o empreendedorismo aflorarem. Desenvolveram e produziram uma cerveja artesanal. O resultado foi a Horizontes Beer. Quem provou disse que a nova marca tem futuro. Na opinião dos participantes do grupo, o PI desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe, lidar com metas e resultados, além de desenvolver competências como organização e planejamento.

Relações de trabalho e saúde também ganham destaque, no último semestre, o projeto do grupo do aluno Clever Amorim do 10º período do curso de Direito abordou o direito à desconexão, que, de acordo com ele, se refere à incapacidade das pessoas se desligarem do trabalho, mesmo nos seus horários de folga, devido às mídias sociais como Whatsapp, Facebook, Instagram ou até mesmo o e-mail. “Isso faz com que a pessoa esteja constantemente dentro da empresa. Isso compromete a qualidade de vida e pode trazer sérias consequências à saúde”, explica Clever.

A experiência de não conseguir um vestido para as comemorações de Natal levou a aluna Janaína Martins e suas colegas de grupo a empreender uma loja exclusiva para a moda plus size. Um segmento ainda pouco explorado em Belo Horizonte. A ideia acabou se tornando o tema do Projeto Interdisciplinar do grupo delas neste semestre e em breve se tornará uma realidade. “Através do Projeto Interdisciplinar, com a percepção do potencial deste nicho de mercado, resolvemos debater a ideia de concretizá-lo de alguma forma. Em pouco tempo já estávamos caminhando para o ponto em que nos encontramos hoje, com o projeto delineado e em vias de realização”, contam. “Pretendemos começar a receber pedidos em meados de agosto, se tudo correr bem. Vamos começar apenas com pedidos individuais a partir do tamanho 44, sob medida, para o público feminino”.

A Semana do Projeto Interdisciplinar reúne, além das apresentações desses trabalhos, palestras relacionadas às áreas de conhecimentos dos cursos ofertados pelo Centro Universitário Unihorizontes. Neste semestre, a programação da Semana do Projeto Interdisciplinar reúne, além das apresentações de resultados de pesquisas, palestras que abordam temas como: as práticas contábeis nas sociedades do terceiro setor, gestão criativa, reforma trabalhista, economia solidária, questões de gênero e a cultura organizacional, Gestão de resíduos sólidos, novo simples nacional-atualizado e qualidade de vida no trabalho. Haverá, ainda. workshops sobre técnicas no uso do Excel, melhores práticas em segurança do trabalho, fotografia, yoga e relaxamento. A valorização da cultura indígena também ganha destaque na programação com exposições de fotos e vídeos oriundos de uma visita técnica realizada pelos alunos de Serviço Social a Tribo dos Índios Pataxós em Carmésia, Minas Gerais.

As atividades dos três eventos acontecem nos turnos da manhã e da noite na Unidade Santo Agostinho I, localizada na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, Bairro Santo Agostinho; na Unidade Santo Agostinho II, situada na Rua Alvarenga Peixoto, 1427, Bairro Santo Agostinho; na Unidade Barreiro, localizada na Avenida Afonso Vaz de Melo, anexa ao VIASHOPPING, 465, loja 1001, 1º Piso; e na Unidade Barro Preto, localizada na Rua Paracatu, 600, Barro Preto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • ENDEREÇOS

  • 0800 283 7001

    Unidade Santo Agostinho I:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1270 - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3349-2900

    Unidade Santo Agostinho II:

    Rua Alvarenga Peixoto, 1427, - Santo Agostinho

    30.180-121 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3335-2248

    Unidade Barreiro:

    Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, 1º Piso - Barreiro

    30.640-070 - Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 3384-4222

    Unidade Barro Preto:

    Rua Paracatu, 600, Barro Preto

    30.180-090- Belo Horizonte - MG

    Tel: 31 32430200

  • REDES SOCIAIS