Prezado aluno, o ambiente virtual nos proporciona uma série de benefícios principalmente no que diz respeito a flexibilidade de local e de tempo para os estudos. Entretanto, tal flexibilidade exige em contrapartida um grande esforço pessoal. A seguir, são apresentadas algumas características importantes que devem ser observadas ao participar de um curso a distância.
  • Disciplina, hábito e persistência são fundamentais: a falta de autodisciplina é uma importante causa para a desistência de muitos alunos. Seja persistente e procure desenvolver o hábito de dedicar algumas horas por semana para os estudos. Estabeleça pelo menos dois dias na semana como compromisso para tanto.
  • Você é o grande responsável por buscar o conhecimento: não se limite ao conteúdo apresentado nas aulas online. Utilize a própria Internet para buscar o complemento necessário aos temas discutidos. Recorra aos livros. Faça uma visita à biblioteca e consulte o acervo. Peça sugestões aos professores e colegas de curso.
  • As "aulas", no sentido convencional, não existem mais: o primeiro impacto está na organização do curso. Não existem mais "aulas", mas sim tópicos. A aula não tem mais começo, meio e fim. O formato da aula é outro. Um tópico passa a ser abortado durante um período de tempo como, por exemplo, uma semana. O conteúdo é apresentado online com textos e vídeos. Os conceitos principais são discutidos em fóruns ou mensagens direcionadas a todo grupo.
  • Faça os exercícios e trabalhos: como parte importante do processo de ensino-aprendizagem, os exercícios e trabalhos devem merecer atenção especial por parte do aluno. Dedique-se.
  • Participe dos fóruns e das discussões: no curso a distância, o aluno é convidado a deixar de lado a atitude passiva de sala de aula. Faça perguntas. Exponha a sua opinião sempre respeitando as regras de etiqueta. Nesse ambiente virtual, a sua participação nas discussões é a única maneira que existe para ser "visto" tanto pelos professores quanto pelos colegas.
  • Estabeleça metas: ter objetivos é importante. Avaliar a caminhada para alcançá-los faz parte do processo, assim como pedir ajuda.
Última atualização: sexta, 20 agosto 2010, 17:09